DESCOMPLICANDO O VEGANISMO
RECEITAS VEGANAS
Transição para o veganismo


5 maio, 2017

Atire a primeira pedra quem nunca definiu organização como uma meta, seja para a semana, para o próximo ano ou para a vida. Eu mesma tento me organizar com listas, agendas, aplicativos, dicas de blogs, livros e, devo admitir, infelizmente, que falhei muitas (e muitas) vezes. Mas se tem uma coisa que eu aprendi escutando a Fran Guarnieri é que organização requer insistência, afinal, precisa virar um hábito para ser realmente eficaz e não somente mais uma tentativa frustrada.

 

Não existem regras. Existem técnicas de organização e dicas que podem te ajudar a encontrar sua própria forma de se organizar. Porque não é que você simplesmente não é uma pessoa organizada, que você não nasceu para ser Marie Kondo, você só não achou a maneira ideal de colocar tudo em ordem. Até porque cada pessoa tem uma rotina, prioridades e objetivos. Não existe fórmula mágica.

 

Inspirada pela minha vontade de (re)organizar a vida, decidi fazer esse post com 10 técnicas de organização, em quatro categorias, para que a gente se inspire, adapte e coloque em prática. Ainda não estou no nível Fran Guarnieri, mas posso tentar!  

técnicas de organização - planner, GTD, evernote, bullet journal

PARA O DIA A DIA…

 

❤ PLANNER

 

Tem planner de todo tipo, para todos os gostos. Com mil categorias, para blogueiras (já viu esse lindo do blog DeClara?), divididos por mês, dia, semana, para controlar sua saúde mental ou quantos copos de água tomou por dia, com diário astral, mapa lunar, adesivos, enfim.

 

Normalmente, planners significam um investimento alto, já que não são baratinhos como uma agenda na papelaria da esquina. Mas com um em mãos você consegue organizar diversos setores da sua vida em um único lugar. Me  problema é que eles são grandes demais para andar na bolsa para lá e para cá ☹

 

Leia mais: Meu planner 2017 l Como usar um planner?

 

❤ EVERNOTE

 

O mais legal dessa plataforma é que você consegue moldá-la da maneira que achar melhor. Além de ser instalado no computador, o Evernote tem sua versão em aplicativo — o que resolve meu problema com o planner, pena que eu também tenho problemas com a relação entre tecnologia e organização, me mantendo fiel ao time da papelaria, quem mais está comigo?

 

Você precisa ter paciência para aprender a mexer nos cadernos, notas, etiquetas e possibilidades que a plataforma oferece, mas se você acha mais prático usar aplicativos e não lidar com papel, o Evernote é um bom lugar para gerenciar várias áreas da sua vida.

 

Leia maisComo eu uso o Evernote? l Organize toda sua vida com o Evernote

 

❤ BULLET JOURNAL

 

Queria tanto saber fazer desenhos fofos e linhas retas para montar um bullet journal lindinho. Desde o vídeo do designer Ryder Carrol, o pinterest (e o mundo) vem caindo nas graças desse diário.

 

Ao invés de uma tela como no Evernote, nessa técnica de organização você tem páginas em branco prontas para serem exploradas pela sua criatividade, categorias básicas, ícones (como a flechinha de adiado e asteriscos para prioridades) e vontade de sistematizar presente, passado e futuro.

 

Leia mais: Como adotar o método do Bullet? l Tudo o que você precisa saber sobre o Bullet Journal

 

❤ GTD – GETTING THINGS DONE 

 

Essa é uma das técnicas de organização que me interessam muito. Já tentei outras vezes me aprofundar e acabei deixando de lado. Quem sabe dessa vez.

 

A metodologia se baseia em cinco passos: capturar, esclarecer, organizar, refletir e engajar. Diferente do que listei acima, o GTD te dá, na verdade, o caminho para usar a plataforma. Ele é a base. Ainda muito abstrato? Dá uma olhada nesse fluxograma. O GTD, porém, é bem mais complexo e vale a pena uma pesquisa rápida — que pode te levar a um buraco na internet e o rápida se transformará em horas e horas lendo.

 

Leia mais: GTD – a melhor metodologia de produtividade que existe

técnicas de organização - konmari, flylady

PARA SUA CASA…

 

❤ KONMARI

 

Desapega. Essa uma das ideias principais do método KonMari. Não tem uma função? Descarte. Te traz alegria? Guarde. Isso para criar ambientes úteis e agradáveis, sem excessos e com propósito.

 

Pense nas suas canetas. Quantas você consegue recolher pela casa? Eu aposto que muitas, sendo que sempre que você precisa de uma se vê perdida abrindo gavetas, acertei? Então, por que não organizar as coisas por categorias, nos pergunta Marie? Coloque todas as canetas no mesmo potinho, em um único cômodo e você perceberá que muitas não pegam e não precisará de tantas já que sempre saberá onde encontrá-las.

 

Apesar de ser considerado radical, o método tem ensinamentos bem importantes sobre o porquê somos tão acumuladores sem ao menos perceber.

 

Leia mais: Vamos falar sobre o método KonMari l  Análise: A Mágica da Arrumação

 

❤ FLYLADY

 

Chega de jogar a sujeira pra debaixo do tapete e ter uma porta do armário que é melhor deixar fechadinha para evitar uma avalanche de tralhas. O método FlyLady trabalha bastante com rotinas simplificadas que te ajudam a colocar a casa em ordem.

 

São vários detalhes, como, por exemplo, dividir a casa em zonas e a cada semana do mês limpar uma delas. Ou, então, separar 15 minutos para ir destrinchar os cômodos e ir se desfazendo daquilo que não precisa mais.

 

No FlyLady, dá até para otimizar seu planejamento alimentar e criar passos a passos que facilitem o processo de faxina. Pode parecer besteira para alguns estruturar tanto a limpeza da casa, mas lembre-se que, às vezes, a gente precisa começar do exterior para organizar, inclusive, nosso interior.

 

Leia mais: Como organizar e limpar sua casa 15 minutos por dia  

técnicas de organização - estudos

PARA OS ESTUDOS…

 

❤ QUADRO KANBAN 

 

Por mais que não tenha sido desenvolvido inicialmente para os estudos, esse método te ajudará a controlar seu progresso de uma maneira mais visual. É só dividir um quadro em três colunas: para fazer, fazendo, feito (ou quaisquer outras palavras que representem essa ideia). E com post-its ou escrevendo na lousa, você vai passando as matérias nas colunas.

 

Assim, você consegue ver quais matérias anda deixando de lado, o que demora mais para ser estudado, o que precisar de mais atenção, se terá que faltar naquela festinha de sábado porque tem muito post-it no para fazer, rs.

 

Leia mais: Organize seus estudos com a técnica do quadro Kanban

 

❤ TÉCNICA DE REPETIÇÃO ESPAÇADA

 

Ok, eu admito: na maioria das vezes, 95%, eu estudo a matéria da prova no dia. Normalmente, passo horas na faculdade lendo, relendo, decorando e tentando fixar no meu cérebro o que diabos quer dizer um texto sobre doxa, endoxa e espiteme ai, jornalismo.

 

Acontece que 1h depois de ter estudo determinado tópico, você só retêm 44% do que estudou. Isso porque se você passou pelo assunto somente uma vez, ele vai para a sua memória de curto prazo e, em um mês, provavelmente, será esquecido. Você precisa exercitar seu cérebro para que ele retenha as informações que deseja.

 

A técnica da repetição espaçada consiste, basicamente, em revisar de forma simples os conteúdos em espaços de tempo estratégicos para que sua memória de longo prazo entre em ação. Com isso, você não sobrecarrega o cérebro, ganha tempo e tem um melhor desempenho acadêmico.

 

Leia mais: Como lembrar mais do que você estudou l Flashcards, memorização e a técnica da repetição espaçada

 

PARA O SEU BOLSO…

 

❤ MÉTODO DOS POTES

 

Sabe aquelas imagens de potinhos cheios de moedas no pinterest com travel ou tattoo colados na frente? Então, que tal trazer essa ideia um pouco mais para a realidade? Nesse método, você divide seu orçamento em potinhos hipotéticos que te darão um direcionamento sobre o quanto e onde você deve gastar.

 

O primeiro pote representa 55% do orçamento que será destinado a despesas fixas, o próximo garante 10% para o lazer, enquanto o terceiro também separa 10%, mas para o futuro, preferencialmente em um investimento. O quarto potinho são os 10% para investimento pessoal, ou seja, educação e o quinto se encarrega dos 10% responsáveis pelos itens que podem melhorar sua vida pessoal, tipo uma televisão. O sexto e último guarda 5% para caridade ou gestos de gentileza, como um presente para um amigo querido.

 

Você pode mexer nesses padrões, mas lembre-se da regra básica de gastar menos do que ganha, nunca mais, sem se esquecer dos investimentos e emergências.

 

Leia mais: Conheça o simples métodos dos potes e saia da bagunça financeira l Economize dinheiro com o método do pote

 

❤ 10 ENVELOPES

 

Esse é para tomar aquele balde de água fria. Resumidamente, você compra 10 envelopes e os categoriza em carro, casa, saúde, educação, compras, supermercado, lazer, dívidas, reserva de emergência e investimentos. No primeiro mês, os dois últimos não serão usados, você só vai colocar t-o-d-o-s os comprovantes de gastos nos respectivos envelopes e anotar em cima a sua previsão de quanto será esse valor.

 

No fim do mês, some todas as despesas de cada um e compare com o que você calculou. Com certeza, um ou dois envelopes irão te surpreender pela diferença entre a expectativa e realidade, e aí que está o seu calcanhar de aquiles, onde você deve se focar para reduzir gastos.

 

Passado o primeiro mês, você irá distribuir o dinheiro necessário para pagar as despesas dentro de cada envelope de acordo com o visto no mês anterior, separando 10% para investimentos e o que sobrar (o ideal é que seja cerca de 20%) na reserva de emergência. É claro que você não precisa colocar o dinheiro dentro do envelope, mas deu para entender a lógica, certo?

 

Assim, você vai dividindo seus gastos, se mantendo fiel ao orçamento, até que as contas estejam organizadas e bem administradas.

 

Leia mais: Método dos 10 envelopes ajuda a cortar gastos e guardar dinheiro todo mês l Finanças pessoais: o método dos envelopes

 

Ufa! Viu só como existem diversas maneiras de colocar as coisas em ordem? Tem técnicas de organização para tudo! A gente só precisa encontrar a que combina mais com a nossa rotina, valores e começar a se sentir mais leve, focada e produtiva. Vamos juntas?

 

❤ Outros posts que você pode gostar ❤

 

Tenha uma agenda diferente

➳ Armadilha do ego

Aplicativos para compras conscientes

Decoração de sereia

➳ Um ano sem comprar roupas?

Como ter sororidade em 10 passos

Vídeos que te fazem pensar

➳ 50 dicas de como aliviar as cólicas menstruais

 

Também estou aqui: 

Instagram l Facebook l Twitter l Pinterest l Youtube


Atire a primeira pedra quem nunca definiu organização como uma meta, seja para a semana, para o próximo ano ou para a vida. Eu mesma tento me organizar com listas, agendas, aplicativos, dicas de blogs, livros e, devo admitir, infelizmente, que falhei muitas (e muitas) vezes. Mas se tem uma coisa que eu aprendi escutando a Fran Guarnieri é que organização requer insistência, afinal, precisa virar um hábito para ser realmente eficaz e não somente mais uma tentativa frustrada.

 

Não existem regras. Existem técnicas de organização e dicas que podem te ajudar a encontrar sua própria forma de se organizar. Porque não é que você simplesmente não é uma pessoa organizada, que você não nasceu para ser Marie Kondo, você só não achou a maneira ideal de colocar tudo em ordem. Até porque cada pessoa tem uma rotina, prioridades e objetivos. Não existe fórmula mágica.

 

Inspirada pela minha vontade de (re)organizar a vida, decidi fazer esse post com 10 técnicas de organização, em quatro categorias, para que a gente se inspire, adapte e coloque em prática. Ainda não estou no nível Fran Guarnieri, mas posso tentar!  

técnicas de organização - planner, GTD, evernote, bullet journal

PARA O DIA A DIA…

 

❤ PLANNER

 

Tem planner de todo tipo, para todos os gostos. Com mil categorias, para blogueiras (já viu esse lindo do blog DeClara?), divididos por mês, dia, semana, para controlar sua saúde mental ou quantos copos de água tomou por dia, com diário astral, mapa lunar, adesivos, enfim.

 

Normalmente, planners significam um investimento alto, já que não são baratinhos como uma agenda na papelaria da esquina. Mas com um em mãos você consegue organizar diversos setores da sua vida em um único lugar. Me  problema é que eles são grandes demais para andar na bolsa para lá e para cá ☹

 

Leia mais: Meu planner 2017 l Como usar um planner?

 

❤ EVERNOTE

 

O mais legal dessa plataforma é que você consegue moldá-la da maneira que achar melhor. Além de ser instalado no computador, o Evernote tem sua versão em aplicativo — o que resolve meu problema com o planner, pena que eu também tenho problemas com a relação entre tecnologia e organização, me mantendo fiel ao time da papelaria, quem mais está comigo?

 

Você precisa ter paciência para aprender a mexer nos cadernos, notas, etiquetas e possibilidades que a plataforma oferece, mas se você acha mais prático usar aplicativos e não lidar com papel, o Evernote é um bom lugar para gerenciar várias áreas da sua vida.

 

Leia maisComo eu uso o Evernote? l Organize toda sua vida com o Evernote

 

❤ BULLET JOURNAL

 

Queria tanto saber fazer desenhos fofos e linhas retas para montar um bullet journal lindinho. Desde o vídeo do designer Ryder Carrol, o pinterest (e o mundo) vem caindo nas graças desse diário.

 

Ao invés de uma tela como no Evernote, nessa técnica de organização você tem páginas em branco prontas para serem exploradas pela sua criatividade, categorias básicas, ícones (como a flechinha de adiado e asteriscos para prioridades) e vontade de sistematizar presente, passado e futuro.

 

Leia mais: Como adotar o método do Bullet? l Tudo o que você precisa saber sobre o Bullet Journal

 

❤ GTD – GETTING THINGS DONE 

 

Essa é uma das técnicas de organização que me interessam muito. Já tentei outras vezes me aprofundar e acabei deixando de lado. Quem sabe dessa vez.

 

A metodologia se baseia em cinco passos: capturar, esclarecer, organizar, refletir e engajar. Diferente do que listei acima, o GTD te dá, na verdade, o caminho para usar a plataforma. Ele é a base. Ainda muito abstrato? Dá uma olhada nesse fluxograma. O GTD, porém, é bem mais complexo e vale a pena uma pesquisa rápida — que pode te levar a um buraco na internet e o rápida se transformará em horas e horas lendo.

 

Leia mais: GTD – a melhor metodologia de produtividade que existe

técnicas de organização - konmari, flylady

PARA SUA CASA…

 

❤ KONMARI

 

Desapega. Essa uma das ideias principais do método KonMari. Não tem uma função? Descarte. Te traz alegria? Guarde. Isso para criar ambientes úteis e agradáveis, sem excessos e com propósito.

 

Pense nas suas canetas. Quantas você consegue recolher pela casa? Eu aposto que muitas, sendo que sempre que você precisa de uma se vê perdida abrindo gavetas, acertei? Então, por que não organizar as coisas por categorias, nos pergunta Marie? Coloque todas as canetas no mesmo potinho, em um único cômodo e você perceberá que muitas não pegam e não precisará de tantas já que sempre saberá onde encontrá-las.

 

Apesar de ser considerado radical, o método tem ensinamentos bem importantes sobre o porquê somos tão acumuladores sem ao menos perceber.

 

Leia mais: Vamos falar sobre o método KonMari l  Análise: A Mágica da Arrumação

 

❤ FLYLADY

 

Chega de jogar a sujeira pra debaixo do tapete e ter uma porta do armário que é melhor deixar fechadinha para evitar uma avalanche de tralhas. O método FlyLady trabalha bastante com rotinas simplificadas que te ajudam a colocar a casa em ordem.

 

São vários detalhes, como, por exemplo, dividir a casa em zonas e a cada semana do mês limpar uma delas. Ou, então, separar 15 minutos para ir destrinchar os cômodos e ir se desfazendo daquilo que não precisa mais.

 

No FlyLady, dá até para otimizar seu planejamento alimentar e criar passos a passos que facilitem o processo de faxina. Pode parecer besteira para alguns estruturar tanto a limpeza da casa, mas lembre-se que, às vezes, a gente precisa começar do exterior para organizar, inclusive, nosso interior.

 

Leia mais: Como organizar e limpar sua casa 15 minutos por dia  

técnicas de organização - estudos

PARA OS ESTUDOS…

 

❤ QUADRO KANBAN 

 

Por mais que não tenha sido desenvolvido inicialmente para os estudos, esse método te ajudará a controlar seu progresso de uma maneira mais visual. É só dividir um quadro em três colunas: para fazer, fazendo, feito (ou quaisquer outras palavras que representem essa ideia). E com post-its ou escrevendo na lousa, você vai passando as matérias nas colunas.

 

Assim, você consegue ver quais matérias anda deixando de lado, o que demora mais para ser estudado, o que precisar de mais atenção, se terá que faltar naquela festinha de sábado porque tem muito post-it no para fazer, rs.

 

Leia mais: Organize seus estudos com a técnica do quadro Kanban

 

❤ TÉCNICA DE REPETIÇÃO ESPAÇADA

 

Ok, eu admito: na maioria das vezes, 95%, eu estudo a matéria da prova no dia. Normalmente, passo horas na faculdade lendo, relendo, decorando e tentando fixar no meu cérebro o que diabos quer dizer um texto sobre doxa, endoxa e espiteme ai, jornalismo.

 

Acontece que 1h depois de ter estudo determinado tópico, você só retêm 44% do que estudou. Isso porque se você passou pelo assunto somente uma vez, ele vai para a sua memória de curto prazo e, em um mês, provavelmente, será esquecido. Você precisa exercitar seu cérebro para que ele retenha as informações que deseja.

 

A técnica da repetição espaçada consiste, basicamente, em revisar de forma simples os conteúdos em espaços de tempo estratégicos para que sua memória de longo prazo entre em ação. Com isso, você não sobrecarrega o cérebro, ganha tempo e tem um melhor desempenho acadêmico.

 

Leia mais: Como lembrar mais do que você estudou l Flashcards, memorização e a técnica da repetição espaçada

 

PARA O SEU BOLSO…

 

❤ MÉTODO DOS POTES

 

Sabe aquelas imagens de potinhos cheios de moedas no pinterest com travel ou tattoo colados na frente? Então, que tal trazer essa ideia um pouco mais para a realidade? Nesse método, você divide seu orçamento em potinhos hipotéticos que te darão um direcionamento sobre o quanto e onde você deve gastar.

 

O primeiro pote representa 55% do orçamento que será destinado a despesas fixas, o próximo garante 10% para o lazer, enquanto o terceiro também separa 10%, mas para o futuro, preferencialmente em um investimento. O quarto potinho são os 10% para investimento pessoal, ou seja, educação e o quinto se encarrega dos 10% responsáveis pelos itens que podem melhorar sua vida pessoal, tipo uma televisão. O sexto e último guarda 5% para caridade ou gestos de gentileza, como um presente para um amigo querido.

 

Você pode mexer nesses padrões, mas lembre-se da regra básica de gastar menos do que ganha, nunca mais, sem se esquecer dos investimentos e emergências.

 

Leia mais: Conheça o simples métodos dos potes e saia da bagunça financeira l Economize dinheiro com o método do pote

 

❤ 10 ENVELOPES

 

Esse é para tomar aquele balde de água fria. Resumidamente, você compra 10 envelopes e os categoriza em carro, casa, saúde, educação, compras, supermercado, lazer, dívidas, reserva de emergência e investimentos. No primeiro mês, os dois últimos não serão usados, você só vai colocar t-o-d-o-s os comprovantes de gastos nos respectivos envelopes e anotar em cima a sua previsão de quanto será esse valor.

 

No fim do mês, some todas as despesas de cada um e compare com o que você calculou. Com certeza, um ou dois envelopes irão te surpreender pela diferença entre a expectativa e realidade, e aí que está o seu calcanhar de aquiles, onde você deve se focar para reduzir gastos.

 

Passado o primeiro mês, você irá distribuir o dinheiro necessário para pagar as despesas dentro de cada envelope de acordo com o visto no mês anterior, separando 10% para investimentos e o que sobrar (o ideal é que seja cerca de 20%) na reserva de emergência. É claro que você não precisa colocar o dinheiro dentro do envelope, mas deu para entender a lógica, certo?

 

Assim, você vai dividindo seus gastos, se mantendo fiel ao orçamento, até que as contas estejam organizadas e bem administradas.

 

Leia mais: Método dos 10 envelopes ajuda a cortar gastos e guardar dinheiro todo mês l Finanças pessoais: o método dos envelopes

 

Ufa! Viu só como existem diversas maneiras de colocar as coisas em ordem? Tem técnicas de organização para tudo! A gente só precisa encontrar a que combina mais com a nossa rotina, valores e começar a se sentir mais leve, focada e produtiva. Vamos juntas?

 

❤ Outros posts que você pode gostar ❤

 

Tenha uma agenda diferente

➳ Armadilha do ego

Aplicativos para compras conscientes

Decoração de sereia

➳ Um ano sem comprar roupas?

Como ter sororidade em 10 passos

Vídeos que te fazem pensar

➳ 50 dicas de como aliviar as cólicas menstruais

 

Também estou aqui: 

Instagram l Facebook l Twitter l Pinterest l Youtube


TAGS:




16 Comentários em “10 técnicas de organização para testar”


Jeniffer Geraldine

Post super completo! Adorei.
Uso bastante o evernote e bujo (adaptei pra um forma mais simples e que hoje fica mais pra life planner, mas algumas características do bujo estão presentes).
Preciso olhar com mais calma os métodos para casa. E tb o GTD.
bjão

40 coisas em 100 dias III ♥ Here we go again... l Entre Anas

[…] Colocar em prática a Técnica da Repetição Espaçada (falei sobre isso aqui!) ou, ao menos, fazer as coisas com mais […]

Blog Day: 10 blogs para conhecer e amar! l Entre Anas

[…] ➳ Técnicas de organização para testar […]

31 coisas para fazer em 31 dias - Tchau, 2017! l Entre Anas

[…] Limpar e organizar as pastas do […]

Transforme seu natal em 6 atitudes l Entre Anas

[…] o momento de rever o seu ano, planejar seus próximos passos, reencontrar pessoas queridas, arrancar sorriso, se permitir sonhar, ter esperança e acreditar um […]

10 dicas para reduzir o lixo no dia a dia l Entre Anas

[…] ➳ Técnicas de organização para testar […]

Como sobreviver ao natal (e não ser um babaca) l Entre Anas

[…] ➳ Técnicas de organização para testar […]

10 filmes natalinos para assistir até o dia 25 l Entre Anas

[…] ➳ Técnicas de organização para testar […]

Wishlist (ou presentes) menos lixo l Entre Anas

[…] ➳ Técnicas de organização para testar […]

Para entrar no espírito natalino l Entre Anas

[…] ➳ Técnicas de organização para testar […]

Dicas de presente de natal para última hora l Entre Anas

[…] ➳ Técnicas de organização para testar […]

Pare de perceber o erro l Entre Anas

[…] lembrei de um vídeo – ou era um post? – da Fran Guarnieri, minha guru da organização. Ela falava como nós sempre colocamos na nossa listinha de afazeres mais itens do que o possível […]

Palestras motivacionais para te inspirar l Entre Anas

[…] comentei algumas vezes, eu sou a pessoa da auto ajuda. Amo livros ou vídeos sobre produtividade, crescimento pessoal, espiritualidade, entre outros assuntos que nos ajudam ser a melhor versão de […]

Desistir da faculdade ou não? Minha experiência e dicas l Entre Anas

[…] ➳ Técnicas de organização para testar […]

Ei, nós temos uma newsletter sobre veganismo! l Entre Anas

[…] ➳ Técnicas de organização para testar […]

30 metas em 3 meses - Projeto 2018! l Entre Anas

[…] ➳ Comprar uma pasta para organizar meus […]


Deixe seu comentário:

NÃO PERCA AS NOVIDADES, CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER!