RECEITAS VEGANAS
DESCOMPLICANDO O VEGANISMO
Transição para o veganismo


14 dezembro, 2017

Em 2016, eu me propus um desafio: não comprar roupas durante um ano. Vocês viram, ao decorrer de 2017, como o resultado foi positivo e me fez (re)pensar muitos dos meus hábitos como consumidora. Eu entendi a pressão que existe para que a gente saia com mais sacolinhas da loja do que, realmente, precisamos e os problemas que disso surgem. Com isso, passei a valorizar muito mais marcas conscientes, preocupadas com o meio ambiente e com propostas diferentes dessas fastblablabla que, em diversos casos, têm muita sujeira por baixo do nome.

 

Tudo o que compramos tem um impacto, positivo ou negativo. Não é apenas uma blusinha ou um anel. É o trabalho escravo envolvido na produção em massa, é o uso demasiado de plástico, a falta de preocupação com o descarte adequado, práticas antiéticas, uso de materiais de origem animal, entre uma série de outros detalhes que envolvem desde a criação do produto até ele chegar no seu armário.

 

E, então, que tipo de marca você deseja apoiar?

 

Compre de quem faz

Uma das coisas mais legais que descobri este ano foram os grupos do Compre de Quem Faz. Eu não nunca tinha parado para pensar em como havia diferença entre comprar um objeto de decoração na Imaginarium e outro feito por uma mãe em casa. Um ovo de páscoa no Walmart ou um ovo feito por uma mulher que acabou de perder o emprego.

 

Comprar de quem faz significa que você sabe da onde vem aquele produto, quem o fez e, principalmente, como. Sabe que o produto não foi produzido à base de exploração. Significa se posicionar contra grandes corporações e os estragos que elas têm causado ao meio ambiente, além de apoiar mulheres a conquistarem independência financeira e o sonho de pequenos empreendedores.

 

Consumo consciente, produção slow e sustentável

Quando você escolhe comprar de quem faz, consequentemente, está apoiando uma produção slow e mais sustentável. Falar slow pode até parecer um termo hype de quem usa camisa de flanela e croppeds de crochê. Mas as marcas que apostam nesse estilo são mais humanizadas. Tem estilo, personalidade, consciência e amor. Amor pelo que fazem e amor, principalmente, pelo planeta que é impactado diretamente pelas nossas escolhas, sem ter direito à resposta.

 

O movimento slow te incentiva a desacelerar, a buscar conexão com as coisas ao nosso redor e combater o imediatismo. Isso se manifesta no ato de consumir menos e consumir com responsabilidade. Essa ideia não se aplica somente à moda ou alimentação, como se vê por aí, mas, sim, a qualquer forma de produção.

 

E como uma marca pode fazer isso? Escolhendo materiais justos, recicláveis e veganos, com menos impacto ambiental, reaproveitando ao máximo o que for possível, tendo autenticidade, produzindo em menor escala e proporcionando, assim, um produto durável ao invés de itens que precisarão ser substituídos em meses e se tornarão lixo.

 

Uma das maneiras de colocar essa produção consciente em prática é por meio do upcycling, que é o ato de ressignificar algo que não tinha mais valor. Diferente da reciclagem, no upcycling, você utiliza aquilo o que se tornaria lixo, sem a necessidade de intervenções químicas. Com isso, você reduz o consumo de novas matérias primas, além da poluição de ar, água e outros recursos.

 

Universo Violeta: a marca de acessórios consciente

CONSUMO CONSCIENTE - UNIVERSO VIOLETA

Recentemente, eu conheci a Universo Violeta, que se encaixa em todas as ideias que conversamos até agora. O que mais me surpreendeu foi o fato de uma loja de acessórios mostrar essa preocupação com os seus produtos e a forma como eles são criados.

 

Isso é a prova de que podemos fazer escolhas mais positivas e responsáveis em qualquer área, para qualquer item. Basta questionar os nossos hábitos velhos e insustentáveis para descobrir um universo novo de marcas conscientes.

 

A Fernanda, idealizadora da marca, entrou em contato comigo e, agora, a Universo Violeta é a nova parceira do blog, uhul (vai ter sorteio em breve!). As peças são extremamente delicadas, com uma aura toda mágica que eu amo.

 

Aproveitei para fazer algumas perguntinhas para Fe sobre a marca e esses conceitos de produção slow e sustentável.

 

1 ➳ Conta como surgiu a Universo Violeta e como funciona hoje o seu processo de criação e produção?

 

A empresa surgiu em 2016 quando decidi investir no sonho de abrir meu próprio negócio. O meu principal objetivo sempre foi criar uma empresa sustentável. A ideia surgiu durante a faculdade quando cursei matérias sobre sustentabilidade na moda, responsáveis por transformar meu olhar sobre a criação de um produto, bem como seus impactos no meio ambiente. A partir daí, comecei a pesquisar materiais e técnicas para trabalhar com o upcycling no design de joias. Minhas inspirações são a natureza, fadas e estilo vintage. Atualmente, trabalho somente com um sócio.

 

2 ➳ Normalmente, as pessoas associam o conceito do slow fashion às roupas. Como isso se liga a esse universo de acessórios?

 

O slow fashion  é aplicado aos acessórios, a partir do desenvolvimento de peças de qualidade, design e durabilidade. Assim como na produção de roupas, a maioria das marcas de bijuterias e semijoias confeccionam produtos em massa, muitas vezes com materiais de baixa qualidade, visando o consumo excessivo e sem nenhum comprometimento com o meio ambiente.

 

3 – Em relação à sustentabilidade, como isso funciona dentro da marca na prática? Explica um pouquinho sobre a concepção e produção da linha sustentável.

 

Escolhemos trabalhar com semijoias para oferecer um produto de durabilidade e beleza. Aplicamos o melhor tipo de banho nos acessórios e a empresa que oferece o serviço de banho possui certificado de responsabilidade ambiental. Isso significa que a empresa está devidamente regulamentada por todos os órgãos fiscalizadores, com tratamentos de efluentes de alto nível, não há possibilidades de contaminação de esgoto ou solo. Eles contam com um equipamento para lavagem de gases, (purificação de gases no meio ambiente) não deixando que os resíduos produzidos sejam descartados diretamente no ar.

 

Além disso, não utilizamos nenhum produto de origem animal ou que tenha sido testado em animais. Todo o lixo da produção é descartado em postos de reciclagem. A nossa próxima meta é não utilizar plástico nas embalagens dos produtos.

 

O processo produtivo das peças sustentáveis consiste em várias etapas. Primeiramente, é realizada uma pesquisa de formas e cores. Em seguida, as embalagens de plástico são higienizadas e desmontadas. As partes não utilizadas da embalagem (fundo, gargalo, tampa e adesivos) são descartadas em postos de reciclagem. Cada acessório possui um molde feito de papel reciclado; com esse molde a embalagem é cortada com a forma do acessório e recebe um desenho com tinta.

 

Mas quais itens poderiam ser usados na confecção de acessórios de origem animal?

A Fe explica: pérolas naturais, contas com mistura de pó de osso, contas de chifre de animais, penas, couro ou tiras de camurça, coral, contas com mistura de pó de coral, abalone, madrepérola e materiais têxteis que tenham seda na composição.

 

4 ➳ A gente sabe que, hoje, na sociedade existe um incentivo ao consumo excessivo que traz diversas consequências, principalmente, para o meio ambiente. Como uma marca, nesse contexto, pode se diferenciar, deixando um impacto mais positivo?

 

Desenvolver um produto de qualidade e design atemporal faz com que ele tenha um tempo de uso muito maior, o que gera um impacto positivo sobre as formas de consumo.  Oferecemos serviço de assistência e garantia dos nossos produtos, se alguma pecinha quebrar ou o banho perder a cor é só mandar de volta pra gente. O objetivo é que os produtos possam ter uma longa vida útil.

 

5 ➳ Qual é o item que mais vende da loja, qual é o seu favorito e porquê.

Os mais vendidos são os colares com pingente de borboleta. As borboletas são encantadoras, representam a essência da marca. A metamorfose das borboletas, assim como acontece no processo de upcycling, transforma e traz à luz novas cores e formas.

 

Agora, os meus itens favoritos são: brinco estrelinha, anel de falange e pulseira borboleta azul. É nítido o cuidado com cada item, não é? A Fe também me enviou três peças lindinhas que vocês podem ver nas fotos abaixo, além de disponibilizar um brinco para sorteio. 

O que eu gostei na Universo Violeta

 

➳ As peças vieram bem embaladinhas e com um saquinho delicado para guardas as semijoias (ótimo para quem perde tudo como eu).  

➳ Junto também veio um cartãozinho com dicas para conservar por mais tempo as peças. 

➳ O brinco azul da linha sustentável não pesa nadinha, é super confortável de usar.

➳ Apesar da minha orelha ser bem sensível, os brinquinhos pequenos (que combinam muito comigo) não me incomodaram. Eu nunca arrisco usar um brinco mais de dois dias, mas eles não deixaram a minha orelha doendo, diferente de outros no mesmo estilo. 

 

Como participar do sorteio

 

A Fe, fofissíma, disponibilizou para sorteio um brinquinho parecido com o que eu recebi, mas com a pedrinha branca. Se você gosta de marcas conscientes e peças delicadas, essas são as regrinhas:

➳ Clicar nesse link para a foto oficial do sorteio; 

➳ Curtir a foto oficial;

➳ Seguir a fanpage da Universo Violeta; 

➳ Seguir a fanpage do Entre Anas; 

➳ Comentar lá no link marcando três amigos! (pode comentar quantas vezes quiser, marcando amigos diferentes em cada vez).

Onde encontrar a Universo Violeta 

Instagram l Site l Facebook

As vendas são somente pelo site e pela plataforma de pagamento pag seguro, que aceita diversos cartões e boleto bancário.

 

Qual a relação de vocês com o consumo? Que tipo de informação levam em consideração antes de escolher uma marca? Acham importante comprar de quem faz ou de lugares com uma produção mais sustentável? Gostaram da Universo Violeta? Vamos conversar!

 

 

❤ Outros posts que você pode gostar ❤

 

Lista de maquiagens veganas para o natal 

➳ Sabonete vegano para peles oleosas

➳ Protetor solar vegano para pele oleosa

Como saber se um produto é vegano?

➳ Receitas segunda sem carne

Os melhores instagrans veganos para seguir

➳ Tour por um mercado super natureba

 

Vem passear na categoria beleza ❤

Também estou aqui: 

Instagram l Facebook l Twitter l Pinterest l Youtube


Em 2016, eu me propus um desafio: não comprar roupas durante um ano. Vocês viram, ao decorrer de 2017, como o resultado foi positivo e me fez (re)pensar muitos dos meus hábitos como consumidora. Eu entendi a pressão que existe para que a gente saia com mais sacolinhas da loja do que, realmente, precisamos e os problemas que disso surgem. Com isso, passei a valorizar muito mais marcas conscientes, preocupadas com o meio ambiente e com propostas diferentes dessas fastblablabla que, em diversos casos, têm muita sujeira por baixo do nome.

 

Tudo o que compramos tem um impacto, positivo ou negativo. Não é apenas uma blusinha ou um anel. É o trabalho escravo envolvido na produção em massa, é o uso demasiado de plástico, a falta de preocupação com o descarte adequado, práticas antiéticas, uso de materiais de origem animal, entre uma série de outros detalhes que envolvem desde a criação do produto até ele chegar no seu armário.

 

E, então, que tipo de marca você deseja apoiar?

 

Compre de quem faz

Uma das coisas mais legais que descobri este ano foram os grupos do Compre de Quem Faz. Eu não nunca tinha parado para pensar em como havia diferença entre comprar um objeto de decoração na Imaginarium e outro feito por uma mãe em casa. Um ovo de páscoa no Walmart ou um ovo feito por uma mulher que acabou de perder o emprego.

 

Comprar de quem faz significa que você sabe da onde vem aquele produto, quem o fez e, principalmente, como. Sabe que o produto não foi produzido à base de exploração. Significa se posicionar contra grandes corporações e os estragos que elas têm causado ao meio ambiente, além de apoiar mulheres a conquistarem independência financeira e o sonho de pequenos empreendedores.

 

Consumo consciente, produção slow e sustentável

Quando você escolhe comprar de quem faz, consequentemente, está apoiando uma produção slow e mais sustentável. Falar slow pode até parecer um termo hype de quem usa camisa de flanela e croppeds de crochê. Mas as marcas que apostam nesse estilo são mais humanizadas. Tem estilo, personalidade, consciência e amor. Amor pelo que fazem e amor, principalmente, pelo planeta que é impactado diretamente pelas nossas escolhas, sem ter direito à resposta.

 

O movimento slow te incentiva a desacelerar, a buscar conexão com as coisas ao nosso redor e combater o imediatismo. Isso se manifesta no ato de consumir menos e consumir com responsabilidade. Essa ideia não se aplica somente à moda ou alimentação, como se vê por aí, mas, sim, a qualquer forma de produção.

 

E como uma marca pode fazer isso? Escolhendo materiais justos, recicláveis e veganos, com menos impacto ambiental, reaproveitando ao máximo o que for possível, tendo autenticidade, produzindo em menor escala e proporcionando, assim, um produto durável ao invés de itens que precisarão ser substituídos em meses e se tornarão lixo.

 

Uma das maneiras de colocar essa produção consciente em prática é por meio do upcycling, que é o ato de ressignificar algo que não tinha mais valor. Diferente da reciclagem, no upcycling, você utiliza aquilo o que se tornaria lixo, sem a necessidade de intervenções químicas. Com isso, você reduz o consumo de novas matérias primas, além da poluição de ar, água e outros recursos.

 

Universo Violeta: a marca de acessórios consciente

CONSUMO CONSCIENTE - UNIVERSO VIOLETA

Recentemente, eu conheci a Universo Violeta, que se encaixa em todas as ideias que conversamos até agora. O que mais me surpreendeu foi o fato de uma loja de acessórios mostrar essa preocupação com os seus produtos e a forma como eles são criados.

 

Isso é a prova de que podemos fazer escolhas mais positivas e responsáveis em qualquer área, para qualquer item. Basta questionar os nossos hábitos velhos e insustentáveis para descobrir um universo novo de marcas conscientes.

 

A Fernanda, idealizadora da marca, entrou em contato comigo e, agora, a Universo Violeta é a nova parceira do blog, uhul (vai ter sorteio em breve!). As peças são extremamente delicadas, com uma aura toda mágica que eu amo.

 

Aproveitei para fazer algumas perguntinhas para Fe sobre a marca e esses conceitos de produção slow e sustentável.

 

1 ➳ Conta como surgiu a Universo Violeta e como funciona hoje o seu processo de criação e produção?

 

A empresa surgiu em 2016 quando decidi investir no sonho de abrir meu próprio negócio. O meu principal objetivo sempre foi criar uma empresa sustentável. A ideia surgiu durante a faculdade quando cursei matérias sobre sustentabilidade na moda, responsáveis por transformar meu olhar sobre a criação de um produto, bem como seus impactos no meio ambiente. A partir daí, comecei a pesquisar materiais e técnicas para trabalhar com o upcycling no design de joias. Minhas inspirações são a natureza, fadas e estilo vintage. Atualmente, trabalho somente com um sócio.

 

2 ➳ Normalmente, as pessoas associam o conceito do slow fashion às roupas. Como isso se liga a esse universo de acessórios?

 

O slow fashion  é aplicado aos acessórios, a partir do desenvolvimento de peças de qualidade, design e durabilidade. Assim como na produção de roupas, a maioria das marcas de bijuterias e semijoias confeccionam produtos em massa, muitas vezes com materiais de baixa qualidade, visando o consumo excessivo e sem nenhum comprometimento com o meio ambiente.

 

3 – Em relação à sustentabilidade, como isso funciona dentro da marca na prática? Explica um pouquinho sobre a concepção e produção da linha sustentável.

 

Escolhemos trabalhar com semijoias para oferecer um produto de durabilidade e beleza. Aplicamos o melhor tipo de banho nos acessórios e a empresa que oferece o serviço de banho possui certificado de responsabilidade ambiental. Isso significa que a empresa está devidamente regulamentada por todos os órgãos fiscalizadores, com tratamentos de efluentes de alto nível, não há possibilidades de contaminação de esgoto ou solo. Eles contam com um equipamento para lavagem de gases, (purificação de gases no meio ambiente) não deixando que os resíduos produzidos sejam descartados diretamente no ar.

 

Além disso, não utilizamos nenhum produto de origem animal ou que tenha sido testado em animais. Todo o lixo da produção é descartado em postos de reciclagem. A nossa próxima meta é não utilizar plástico nas embalagens dos produtos.

 

O processo produtivo das peças sustentáveis consiste em várias etapas. Primeiramente, é realizada uma pesquisa de formas e cores. Em seguida, as embalagens de plástico são higienizadas e desmontadas. As partes não utilizadas da embalagem (fundo, gargalo, tampa e adesivos) são descartadas em postos de reciclagem. Cada acessório possui um molde feito de papel reciclado; com esse molde a embalagem é cortada com a forma do acessório e recebe um desenho com tinta.

 

Mas quais itens poderiam ser usados na confecção de acessórios de origem animal?

A Fe explica: pérolas naturais, contas com mistura de pó de osso, contas de chifre de animais, penas, couro ou tiras de camurça, coral, contas com mistura de pó de coral, abalone, madrepérola e materiais têxteis que tenham seda na composição.

 

4 ➳ A gente sabe que, hoje, na sociedade existe um incentivo ao consumo excessivo que traz diversas consequências, principalmente, para o meio ambiente. Como uma marca, nesse contexto, pode se diferenciar, deixando um impacto mais positivo?

 

Desenvolver um produto de qualidade e design atemporal faz com que ele tenha um tempo de uso muito maior, o que gera um impacto positivo sobre as formas de consumo.  Oferecemos serviço de assistência e garantia dos nossos produtos, se alguma pecinha quebrar ou o banho perder a cor é só mandar de volta pra gente. O objetivo é que os produtos possam ter uma longa vida útil.

 

5 ➳ Qual é o item que mais vende da loja, qual é o seu favorito e porquê.

Os mais vendidos são os colares com pingente de borboleta. As borboletas são encantadoras, representam a essência da marca. A metamorfose das borboletas, assim como acontece no processo de upcycling, transforma e traz à luz novas cores e formas.

 

Agora, os meus itens favoritos são: brinco estrelinha, anel de falange e pulseira borboleta azul. É nítido o cuidado com cada item, não é? A Fe também me enviou três peças lindinhas que vocês podem ver nas fotos abaixo, além de disponibilizar um brinco para sorteio. 

O que eu gostei na Universo Violeta

 

➳ As peças vieram bem embaladinhas e com um saquinho delicado para guardas as semijoias (ótimo para quem perde tudo como eu).  

➳ Junto também veio um cartãozinho com dicas para conservar por mais tempo as peças. 

➳ O brinco azul da linha sustentável não pesa nadinha, é super confortável de usar.

➳ Apesar da minha orelha ser bem sensível, os brinquinhos pequenos (que combinam muito comigo) não me incomodaram. Eu nunca arrisco usar um brinco mais de dois dias, mas eles não deixaram a minha orelha doendo, diferente de outros no mesmo estilo. 

 

Como participar do sorteio

 

A Fe, fofissíma, disponibilizou para sorteio um brinquinho parecido com o que eu recebi, mas com a pedrinha branca. Se você gosta de marcas conscientes e peças delicadas, essas são as regrinhas:

➳ Clicar nesse link para a foto oficial do sorteio; 

➳ Curtir a foto oficial;

➳ Seguir a fanpage da Universo Violeta; 

➳ Seguir a fanpage do Entre Anas; 

➳ Comentar lá no link marcando três amigos! (pode comentar quantas vezes quiser, marcando amigos diferentes em cada vez).

Onde encontrar a Universo Violeta 

Instagram l Site l Facebook

As vendas são somente pelo site e pela plataforma de pagamento pag seguro, que aceita diversos cartões e boleto bancário.

 

Qual a relação de vocês com o consumo? Que tipo de informação levam em consideração antes de escolher uma marca? Acham importante comprar de quem faz ou de lugares com uma produção mais sustentável? Gostaram da Universo Violeta? Vamos conversar!

 

 

❤ Outros posts que você pode gostar ❤

 

Lista de maquiagens veganas para o natal 

➳ Sabonete vegano para peles oleosas

➳ Protetor solar vegano para pele oleosa

Como saber se um produto é vegano?

➳ Receitas segunda sem carne

Os melhores instagrans veganos para seguir

➳ Tour por um mercado super natureba

 

Vem passear na categoria beleza ❤

Também estou aqui: 

Instagram l Facebook l Twitter l Pinterest l Youtube


TAGS:




9 Comentários em “Consumo consciente de acessórios, conheça a Universo Violeta + Sorteio”


Presentes feministas para empoderar as minas nesse natal l Entre Anas

[…] disso, tentei ao máximo separar lojas e produtos feitos por mulheres e para mulheres, fortalecendo ainda mais nossa rede […]

5 perguntas para fazer compras conscientes l Entre Anas

[…] conversamos um pouquinho mais sobre consumo consciente no post em que te apresentei a Universo Violeta. Aliás, está rolando um sorteio bem legal em parceria com a loja, para participar é só clicar […]

31 coisas para fazer em 31 dias - Tchau, 2017! l Entre Anas

[…] Fazer o primeiro post/sorteio envolvendo uma parceria. (vem ver o post e participar do […]

Wishlist (ou presentes) menos lixo l Entre Anas

[…] vegano da Dona Nuvem 1 Consumo consciente de acessórios, conheça a Universo Violeta + Sorteio […]

Dicas de presente de natal para última hora l Entre Anas

[…] vegano da Dona Nuvem 2 Consumo consciente de acessórios, conheça a Universo Violeta + Sorteio […]

Veganismo em 2017: notícias que nos deixaram felizes! l Entre Anas

[…] vegano da Dona Nuvem 3 Consumo consciente de acessórios, conheça a Universo Violeta + Sorteio […]

Coisas que não são veganas e você não sabia l Entre Anas

[…] vegano da Dona Nuvem 4 Consumo consciente de acessórios, conheça a Universo Violeta + Sorteio […]

Palestras motivacionais para te inspirar l Entre Anas

[…] vegano da Dona Nuvem 5 Consumo consciente de acessórios, conheça a Universo Violeta + Sorteio […]

Lojas de cosméticos veganos e naturais para conhecer l Entre Anas

[…] vegano da Dona Nuvem 5 Consumo consciente de acessórios, conheça a Universo Violeta + Sorteio […]


Deixe seu comentário:

NÃO PERCA AS NOVIDADES, CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER!